06.08.2015

O São João 2015

O São João nunca passa em branco no Instituto Capibaribe (IC). A programação deste ano movimentou a escola inteira, que comemorou de diferentes maneiras e ocasiões.

A primeira parte da programação foi na sede do IC, no bairro das Graças, Recife. As turmas do 6º ano à 8ª série se mobilizaram na organização da festa, que contou com um convite inspirado na arte da Xilogravura, a decoração caprichada, cardápio especial e muitas brincadeiras. Os professores e a coordenação tiveram participação intensa nos dias dos eventos e também pensando o lado relacional e pedagógico ligado às festividades. Rebeca Duarte, psicóloga da escola destaca a pesquisa que foi realizada pelos estudantes que se apropriaram de elementos da Cultura Brasileira nas aulas de Música, Artes Cênicas e Educação Física, entre outras áreas. Ao mesmo tempo, se envolvem na organização da programação, pensada para a comunidade do IC como um todo e cujo horizonte é o espaço onde a escola se encontra com a vida.

Os estudantes da 8ª série organizaram um circuito gratuito de brincadeiras e outro onde arrecadaram fundos para sua viagem de fim de ano. Corrida de saco, pescaria e jogo de argolas estavam entre os divertimentos preferidos das crianças e dos adolescentes. O cardápio colaborou para o sucesso da arrecadação. O milho -ingrediente oficial da época - estava presente na canjica, pipoca e nas pamonhas. Mas, avia quitutes para todos os gostos como doces variados, quiche, picolés e cachorro-quente.

O ponto alto da tarde do dia 12 de junho foi a animada quadrilha na qual participaram alunos e ex-alunos da escola; o casamento matuto com roteiro criado coletivamente pelos estudantes e com orientação da professora de Artes Cênicas; o Correio do Amor e a eleição do rei e da rainha do milho.

A segunda parte da programação aconteceu dia 19, na quadra da Associação Atlética do Banco do Brasil - AABB, no bairro da Jaqueira, e deu destaque aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A criançada entrou em contato com elementos regionais, ritmos e sonoridades da tradição e da contemporaneidade. Sob um céu multicolorido por bandeirinhas os pequenos apresentaram coreografias para seus colegas e familiares. A professora Sara Tenderini, responsável por atividades de Recreação explicou que o tema presente na música e na dança foi rio e mar. Um jeito lúdico de homenagear os 60 anos do Instituto Capibaribe e ao rio que dá nome à escola. Assim, os pequenos estudantes e a plateia se divertiram ao som de canções populares como Riacho do Navio e também com o trabalho de artistas pernambucanos como Silvério Pessoa.

Sobre a origem do São João
A festa é muito comemorada no Brasil, em particular, no Nordeste. Sua presença na cultura brasileira é atribuída à influência portuguesa, na época da colonização do nosso país. Seu surgimento na Europa é atribuído ao período pré-gregoriano (Calendário Juliano, Idade Média), como uma festa pagã em comemoração à grande fertilidade da terra, às boas colheitas, na época em que denominaram de solstício de verão. Essas comemorações também aconteciam no dia 24 de junho, para nós, dia de São João.

Encontra-se influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. A tradição de soltar fogos de artifício veio da China país de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica, teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha da época.

Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros através das populações indígenas, afrodescentes e de imigrantes europeus. Em cada região ganhou aspectos particulares. Uma característica comum é a homenagem a três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Para saber mais sobre o tema:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm
http://www.brasilescola.com/detalhes-festa-junina/origem-festa-junina.htm