O Instituto > Nossos Referenciais

Idealizada por vários educadores, dentre eles Paulo Freire, o Instituto Capibaribe nasceu da necessidade global de pensar-se alternativas teórico-práticas à crise enfrentada pelo paradigma tradicional da educação. Os ecos do ideário de pensadores como Freinet, as reflexões críticas de educadores brasileiros como Anísio Teixeira, da Escola Nova, e as contribuições de teóricos como Piaget e Vygotsky, foram basilares para a formação e concepção da escola como é, mas com uma adaptação à realidade brasileira e, mais especificamente, à da cidade do Recife.

Portanto, foi a partir da reflexão crítica sobre a função social da escola, a importância do respeito e da autoridade sem autoritarismo na relação professor-estudante, justamente pela compreensão do estudante como sujeito de sua aprendizagem, que o Instituto Capibaribe firma suas diretrizes essenciais. É importante ressaltar também que, havendo surgido de uma crise paradigmática no que diz respeito à educação, a escola prevê a atualização de seus marcos teóricos e a adaptação deles à realidade em que está inserida, justamente porque esta buscaformar o cidadão solidário, capaz de exercer a liberdade com responsabilidade e que possa cultuar a paz, o cuidado e o respeito mútuo, combatendo qualquer forma de preconceito.

Para isso, o Instituto Capibaribe apresenta sua ação pedagógica através dos seguintes princípios: “os princípios éticos da autonomia, da liberdade com responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum”; “princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática, pois o estudante em sua vida, na sociedade, deve favorecer o estado de justiça, igualdade e equidade necessárias à paz e harmonia”; “nos princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade e diversidade de manifestações artístico-culturais”; “nos princípios científicos que desenvolvam no estudante o espírito das descobertas”.

Aprendizagem

No Instituto Capibaribe


Compreendemos aprender como um processo complexo e dinâmico, no qual crianças e adolescentes desempenham uma posição ativa. A aprendizagem se dá pelas experimentações que a criança tem com o meio e pelo grau de apropriação que ela faz deste. É através da interação com o mundo que os estudantes desenvolvem o raciocínio, o pensamento, a linguagem e sua capacidade sócio-afetiva. É na experiência de vida que eles aprendem e constroem sua autonomia.