14.03.2015

Desculpem-nos, mas... Tamo aqui pá gazeá!

Toda sexta-feira antes do carnaval era a mesma coisa... A chegada do Reinado de Momo dava um jeito de festa ao dia. Nesse clima, fervilhou em 1991, a ideia de criar a troça do Instituto Capibaribe. A educadora Lêda Telles relembra que havia certa apreensão dos professores em levar à direção a proposta de trocar um dia aula por folia. A diretora, Raquel Crasto, além de encarar a educação com muita seriedade, não era uma foliã. Mesmo assim, as professoras do turno da tarde foram conversar com Dona Raquel. Na escola, as brincadeiras são parte fundamental do aprendizado. E uma manifestação popular como o Carnaval tem um gostinho especial, no Recife... Dona Raquel ouviu a proposta com atenção, concordou, mas com uma única condição: que a marchinha A Jardineira fosse tocada pela orquestra durante o desfile da troça.

Agora era hora de organizar a brincadeira e exercitar a Democracia. Estudantes, professores e funcionários se reuniram para escolher o nome da troça. A irreverência falou mais alto e foi eleita a proposta do aluno Paulo Collier de Mendonça. O estandarte da novíssima troça Tamo Aqui Pá Gazeá foi criado em mutirão, por alunos e professores. O hino oficial ficou logo pronto graças à bibliotecária Gisélia Machado, foliã de primeira, que trazia a experiência de participar de uma escola de samba composta por mulheres, as Traquinas de São José.

Em 1992, a troça ganhou as ruas do bairro das Graças. Nos primeiros anos, a folia combinava com uma paradinha para tomar sorvete na Rua da Amizade. O trajeto, assim como o estandarte, sempre se atualizou a cada ano. O que se mantém, desde 1996, é o refrescante Banho de Neblina no pátio da escola. Começou com a colaboração do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e depois passou a ser feito com um carro-pipa. O banho coletivo de mangueira marca o fim de cada troça. Só deixou de acontecer em períodos de racionamento.

De 2002 a 2013, a Frevioca animou a troça. Na frente do Instituto, o grande carro aberto e sua orquestra anunciavam a troça. Enquanto isso, como é de costume, o ritual de maquiagem e preparação dos foliões-mirins acontecia na escola. O que começou como uma tarde diferente, passou a acontecer pela manhã e já comemora mais de duas décadas de alegria. Em 2015, o desfile teve orquestra na rua e animação redobrada por iniciar as comemorações pelos 60 anosdo Instituto Capibaribe!

Confira um pouquinho dessa alegria na Galeria de fotos!


Hino do Tamo Aqui Pá gazeá

Quando a gente sai na rua é pra valer
Nem se lembra do que tem pra estudar
Nessa troça a gente a gente brinca
É porque tamo aqui pra gazeá.

Venha você também
Venha comigo frevar
Traga a sua animação
Que o frevo não pode parar
Tamo aqui! Tamo aqui!
Tamo aqui pá gazeá!