Práticas Educativas

Sistema de avaliação

A avaliação no Instituto Capibaribe é um processo contínuo e qualitativo, que abrange todas as aprendizagens do estudante. Trata-se de uma prática reflexiva, que orienta o fazer pedagógico do professor para a definição de prioridades e de ações da escola.

O ato avaliativo inclui: a observação, a auto-avaliação, os registros, a verificação da aprendizagem, os estudos dirigidos individuais e em grupo, a recuperação paralela e as novas oportunidades de aprendizagem, como recursos e instrumentos avaliativos que têm, por finalidade, diagnosticar aspectos que necessitam de intervenção pedagógica para garantir a construção do conhecimento.

A interpretação dos resultados da avaliação é compartilhada com a família a cada unidade, com o objetivo de favorecer o processo de tomada de consciência das conquistas, dificuldades e possibilidades de novos investimentos na capacidade de aprender de cada estudante.

Material Coletivo

Providenciado pela escola, tem como objetivo garantir a todos o acesso a um mesmo tipo de material que seja adequado ao trabalho pedagógico e que possibilite desenvolver um espírito de cooperação, colocando em relevância valores éticos e humanos acima dos de consumo.


Lanche Coletivo

Incluído na proposta de educação integral, o lanche coletivo se opõe e se apresenta como alternativa à massificação de alimentos industrializados. Partilhado em grupo, favorece a experimentação de novos sabores. Diversifica e amplia a dieta das crianças, e reforça o conceito de alimentação saudável para os adolescentes. O cardápio tem como base as necessidades de cada grupo e o valor nutricional do que é servido. Diariamente, o lanche é acompanhado por uma fruta e uma bebida (suco de frutas, leite ou iogurte).