21.11.2019

Mostra de Conhecimentos 2019

Neste mês de novembro, realizamos mais uma Mostra de Conhecimentos no Instituto Capibaribe. Ao longo deste ano, buscamos compreender as relações existentes entre os indivíduos, o espaço geográfico, as organizações em comunidades. Partimos da observação do nosso entorno, ampliando para realidades mais distantes.

Quando estamos próximos de realizar a Mostra de Conhecimentos revisitamos tudo que trabalhamos no semestre anterior para poder ver o sentido e fazer um elo do trabalho. Pensamos em interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, que é um dos grandes objetivos do Capibaribe: trabalhar com as relações entre as salas de aula, as classes e idades.

Ser comunidade é incluir, é estar, é trocar, é tolerar, é coexistir na construção dessa identidade, que atende a necessidade de cada um, de cada grupo e a identidade da própria escola como projeto educativo. É sempre um enriquecimento enorme tanto para os estudantes quanto para os professores porque todos aprendem muito e ampliam o conhecimento.

O infantil 1, por exemplo, trabalhou com o tema identidade, a construção da identidade num momento em que as crianças estão construindo o sentido do eu, da relação com o outro, da relação com o grupo. Isso é exercício de empatia, de se colocar no lugar do outro. Já os estudantes do 4º ano trabalharam sobre as abelhas, que todas, da rainha à operária, têm suas funções fundamentais. Isso é ajudar a entender o sentido do trabalho coletivo.

Foi uma mostra muito rica porque conseguimos dar sentido e fazer o elo do trabalho socioafetivo e do trabalho pedagógico com o grande projeto da escola. Estudamos, de maneira sistêmica, as influências do coletivo no individual, e do individual no coletivo, reconhecendo as singularidades e os pontos que nos unem em comunidades. Nossas escolhas influenciam e são influenciadas pelo contexto em que vivemos. A Terra é o nosso lugar comum. Estudamos para aprimorar a nossa compreensão do Mundo, para construir a noção de pertencimento, para fazer o melhor possível,
sempre!

Agradecemos a participação de todos nesse lindo dia de troca e conhecimento.

*Confira o vídeo abaixo e mais fotos na nossa galeria.