16.03.2020

Suspensão das atividades escolares

Caras Famílias,

Como já foi amplamente divulgado, uma decisão dos Governos Municipal e Estadual - anunciada neste domingo - orienta que, a partir do dia 18 de março, todas as escolas do Recife devem suspender suas aulas.

Segundo informações oficiais, até o presente momento nossa cidade encontra-se num estágio de contaminação local da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. Isso quer dizer que, de acordo com a mais recente atualização (realizada ontem), a transmissão ainda pode ser monitorada. Novos dados serão divulgados hoje. Todas as medidas adotadas visam conter a velocidade de propagação do vírus, minimizando suas consequências, inclusive sobre o Sistema de Saúde, para a assistência imprescindível aos casos mais graves.

Como têm mostrado os especialistas, a obediência às orientações preventivas - assumida por cada um/a, em casa, no trabalho - é decisiva neste esforço. Cabe também a nós, que atuamos num espaço escolar, ambiente de formação de cidadania e de convivência, agirmos, como sempre, com total responsabilidade, serenidade e equilíbrio.

Desde o início desta crise mundial, acompanhamos as notícias e seguimos as orientações oficiais. Toda a comunidade escolar, que envolve centenas de famílias, é objeto do nosso cuidado permanente. A partir de hoje, a atenção precisa ser redobrada, por tudo o que já sabemos.

A escola é ponto de convergência de pessoas dos mais diferentes territórios, faixas etárias e níveis de exposição a contato público. Analisando as circunstâncias, julgamos prudente antecipar a vigência deste recesso forçado, iniciando amanhã, terça-feira (17/03), a suspensão das atividades.

Precisamos enfrentar este quadro sem alarmismo e com tranquilidade, não é tempo de nos deixarmos amedrontar, entretanto o agravamento ou não depende do apoio de toda a população. Adversidades como esta nos mantêm em conexão com o que de fato importa. Estamos sendo, de certa forma, convocados para cuidar ainda mais intensamente de si e do outro. Sendo esta a nossa essência e prática, a hora é de exercê-la de um modo especial, para superarmos um momento difícil e desafiador.

Seguiremos nos comunicando, via e-mail, mantendo a todos/as informados/as quanto ao retorno das aulas e às próximas medidas a serem tomadas.

Colocamo-nos disponíveis para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

A Direção.