Todo ano o Instituto Capibaribe (IC) dedica uma semana à prática de torneios esportivos. Os jogos estão inseridos em um projeto maior que visa ajudar o(a) estudante a estruturar seu corpo no tempo, no espaço e a se relacionar com o outro. A ideia é estimular as atividades coletivas onde o mais importante é participar. Nos jogos, os times são identificados por cores, alguns misturam meninos e meninas de idades diferentes para incentivar que se conheçam mais e interajam fora de suas turmas de origem.
Em 2015, os jogos aconteceram em outubro. O grupo do maternal ao 5º ano teve sua abertura solene no pátio da escola. Os estudantes do 6º ano à 8ª série participaram da cerimônia na quadra do Instituto dos Cegos, pertinho do IC, nas Graças.
Os estudantes desfilaram com suas turmas, saudando a entrada das bandeiras símbolos do Brasil, de Pernambuco, do Recife e do IC. A passagem da tocha do torneio foi seguida do juramento feito por representantes das equipes, onde se destacou o desejo de promover a paz através do esporte e da cultura.
As coreografias dos estudantes do Fundamental II ressaltaram a importância de estimular sujeitos coletivos, pessoas que buscam a consciência de seu lugar no mundo e se conectam umas com as outras - num ambiente de respeito e de justiça. Isso foi visto na movimentação coreográfica feita com fitas e tecidos coloridos, com cenário pintados na hora, e na utilização de maquiagem simbólica numa referência à terra e ao Movimento Mangue. Houve até uma potente percussão ao vivo, tocada pelos próprios estudantes. No final, era possível perceber a emoção de todos(as) quando foi apresentado o texto de despedida, escrito em conjunto por estudantes da 8ª série. Fechando a cerimônia foi a hora dos estudantes dançaram livremente em celebração ao início do torneio.
Os estudantes do Fundamental I compartilharam jogos lúdicos que desafiavam seus limites ao mesmo tempo em que respeitavam suas habilidades e desenvolvimento. Foram utilizados bambolês, cordas, pneus, bolas entre outros elementos que traziam o gosto de brincadeira às competições. Os alunos do Fundamental II participaram de diversas modalidades como voleibol, handebol e futsal esportes coletivos que estimulam o controle, a coordenação, a consciência do seu corpo no espaço. Os que não jogaram integraram a equipe de resenha, presente desde a abertura dos jogos.