Foi com uma grande emoção que tomamos as ruas no entorno do Instituto Capibaribe, no último sábado, dia 17/09, para o nosso XV Passeio Ciclístico - Festival do Baobá. O evento marcou a nossa volta às atividades em datas comemorativas tradicionais do IC junto a toda comunidade escolar, após um difícil período de isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Mas hoje é tempo de novos momentos em coletivo, com a vacina e a contribuição de todas e todos com os cuidados na escola reconquistamos a possibilidade do abraço e da integração Família-Escola.
O Festival do Baobá integra estudos sobre a formação do povo brasileiro, em especial, nossa ancestralidade africana. O Baobá, também conhecido como árvore da vida, é símbolo de resistência da população negra e faz parte da construção identitária do povo pernambucano.
Para marcar esse momento especial, após a caminhada até o Baobá seguimos para o Parque das Graças, onde realizamos o plantio do Ipê, junto aos nossos estudantes, como representação e símbolo dos povos ameríndios. O Ipê é uma árvore nativa do Brasil, com nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, que significa pau ou madeira que flutua. Esperamos, em breve, ter um lindo espetáculo no Parque com a sua florada.
No Passeio Ciclístico, buscamos trazer a conexão com os povos originários e desenvolver nos/as estudantes o respeito por nossa história e, também, o sentido de preservação dos espaços públicos como ambiente de convivência coletiva. Vamos viver a cidade e esperançar por novos tempos de florescência.
Viva o Baobá, o Ipê e o Capibaribe!